A Pequena Coruja não quer ir para a cama. A almofada parece-lhe desconfortável, o cobertor demasiado quente... E que som estranho e roncante é aquele que está a ouvir?
Certa noite, um monstro aparece nos sonhos do Tiago. Na noite seguinte, ele tem até medo de ir dormir.
"Se ele voltar, imagina que tem umas cuecas cor-de-rosa enfiadas na cabeça," sugere a Mãe...
Já eram horas de dormir, mas o Serafim não tinha sono. Nem um bocadinho. “Eu quero brincar!” dizia a rir. “Mas ALGUÉM tem de dormir,” dizia a Avó, que o tentava deitar. “Porque não vou eu, e TU ficas acordado?”
O Pequeno Urso está excitadíssimo! Vai dormir pela primeira vez no seu próprio quarto. Mas, sem o irmão mais velho, o quarto parece um pouco assustador . . .
Os filhos da Senhora Coelha estavam já a dormir e finalmente ela poderia ter o seu merecido descanso. Quase já a adormecer, o filho mais novo acorda e diz que não consegue dormir. Ela usa todos os truques que conhece, mas ele não parece ficar com sono (...)
O Ratinho não conseguia dormir por causa de todos os barulhos estranhos que se ouviam de noite. O Ratinho estava muito assustado. «Posso ir para a tua cama?» perguntava ele ao Ratão (...)
A cadelinha Docas acabou de se mudar para uma casa nova. Na sua primeira noite ela bem tenta adormecer, de todas as maneiras possíveis e imaginárias... mas não consegue (...)