O pequeno troll quando se zanga fica terrivelmente furioso. É como se uma tempestade crescesse dentro de si, transformando-se no temido e famoso Trollzarrão! O pior é que já nem os amigos o aturam…
Ele é o rato mais rabugento que alguma vez os animais conheceram. Até ao dia em que encontra um pequeno texugo perdido e que precisa muito da sua ajuda...
Parece que o mau humor invadiu a floresta! Tudo começa com o Urso, que irrita a Toupeira, que se zanga com o Ouriço, que magoa a Raposa. Depressa o mau humor do Urso se espalha, e todos andam pela floresta zangados e rabugentos! Poderá um pouco de amor torná-los felizes outra vez?
O Natal está a chegar e todos estão excitadíssimos - todos menos o Texugo Rabugento: "Vou dormir até à primavera, e se alguém me acordar, ficarei MUITO rabugento!" exclama ele.
Quando O Grunxo encontra junto à porta de casa um convite para uma festa, fica furioso. Mais ainda que terças-feiras e visitas, ele odeia festas! Mas é então que conhece O Roncão...
"Que pássaros barulhentos!" resmungou o Heitor. "Que Sol irritante!" - O Heitor acordou com um grande mau humor! Os seus amigos tentam de tudo para o animar. Será que conseguirão?