Uma espécie de história da Minutos de Leitura (segundo um dos seus editores)

A Minutos de Leitura comemora este ano os seus 25 anos! Nasceu oficialmente a 9 de Junho de 2000, em Lisboa, fundada pela minha mãe (Isabel Leão), o meu irmão (Duarte Leão) e por mim (Francisco Leão).

A minha família já há muito que estava envolvida no mercado editorial (mais de 100 anos), com a Guimarães Editores (da qual o meu pai, Francisco Cunha Leão, era editor — após a minha avó, avô e bisavô). No final de 1999, os meus pais acharam que seria interessante editarem também livros infantis. No entanto, a imagem da Guimarães Editora era muito séria (livros de filosofia, ensaio, história, poesia, romance…), pelo que consideraram melhor criar uma nova editora. Começámos logo à procura do nome e fizemos muitas listas. No entanto, havia um que fazia muito sentido. A Guimarães Editores tinha uma colecção chamada “Horas de Leitura”. Uma vez que os livros que iríamos editar seriam curtos, para os pais contarem, por exemplo, à hora de as crianças irem para a cama… porque não então sermos a “Minutos de Leitura”? Para o bem e para o mal, ficou esse nome e seguimos em frente!

Os primeiros livros foram “A Casa do Filipe” (da Jill Hichwa e do Pedro Leitão), “O meu papá”, “A tua irmã” e “À espera de um irmãozinho” (o nosso primeiro sucesso).

No início, só os meus pais trabalhavam na Minutos de Leitura (embora nós também participássemos em casa, a desenhar letras para os livros, por exemplo, tal verdadeira empresa familiar!). Mas, em Outubro de 2002, fui com o meu pai à Feira do Livro de Frankfurt. Num corredor da feira, ao longe, vimos um cartaz gigante, de um porquinho fofinho e sonhador, chamado Piggy Wiggy (à noite ele sonhava com o que queria ser quando crescesse…). Fiquei tão inspirado, que (novamente para bem ou para mal) quis largar o meu então primeiro emprego e trabalhar para a Minutos de Leitura 🫣…

O Piggy Wiggy foi tão marcante, que a imagem da editora se fez muito inspirada nele, tanto a nível visual (como o da página de internet… com estrelas a cintilar e estrelas cadentes e neve no inverno), como também na nossa filosofia… desde então que temos uma frase, quase um lema, logo no topo da página de internet a dizer algo como «Os livros infantis da Minutos de Leitura reflectem a inocência e a imaginação das crianças, através de temas com os quais se identificam, muito humor e ilustrações maravilhosas».

Ao nível da distribuição, começámos por trabalhar com a Diglivro, que, pouco depois, faliu. Como consequência: nunca vimos qualquer pagamento dos primeiros livros que publicámos (nomeadamente a primeira edição do livro “À espera de um irmãozinho”, que esgotou)… o que dificultou o nosso começo durante uns 2 anos. Depois, e para evitar futuros percalços, passámos a ser distribuídos pela Distribuidora de Livros Bertrand (com quem já a Guimarães Editores trabalhava e com eles continuamos, felizmente, até aos dias de hoje).

Até 2008 funcionámos em conjunto com a Guimarães Editores. Partilhávamos escritório e armazém grandes, uma livraria no Chiado e, mais importante, colaboradores fora de série (como a Rosa e a Dª Madalena — que já conhecia desde criança, da Tipografia da Guimarães Editores, e que ainda, às vezes, me tratava por “menino”). Em 2008, a Guimarães Editores foi vendida ao Grupo Babel e a Minutos de Leitura teve de readaptar-se às novas circunstâncias: mudámo-nos para uma pequeniníssima loja em São João do Estoril, onde continuamos ainda hoje; e apenas nós.

Desde então, tivemos o prazer de editar alguns autores e ilustradores portugueses, como o Pedro Leitão, Helena Simas, Rui Sousa, Manuel Brum, Pedro Salvador Mendes e Nuno Alexandre Vieira. E de publicar colecções como “A Estrela de Laura” e “Senhor Croc”. E, mais recentemente, os livros do Ratinho (“Posso espreitar…”)

Continuamos pequeninos (talvez devamos pensar nisso), mas nada poderá tirar-nos a satisfação de termos marcado positivamente a vida de tantas crianças, proporcionado memórias boas às famílias, e termos contribuído para formar seres humanos em crescimento e espalhar bons valores, alegria e empatia!

Obrigado por tudo! 🤗

up